Home Sem categoria ASA Bahia realiza lançamento estadual da campanha ´Tenho Sede` nesta quinta-feira (13)

ASA Bahia realiza lançamento estadual da campanha ´Tenho Sede` nesta quinta-feira (13)

439
0

“Não falta mais água (na minha comunidade), diminuiu o sofrimento. Aqui ninguém vê mais mulher com lata d’ água na cabeça. A cisterna foi uma bênção de Deus”, diz a agricultora Judite Gonçalves, 83 anos, de Senhor do Bonfim-BA que teve a sua realidade transformada para melhor com o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). Assim como dona Judite mudou de vida com o acesso à cisterna, outras famílias ainda precisam dessa transformação.

Para continuar proporcionando melhor qualidade de vida aos povos da região do Semiárido Brasileiro, a Campanha Tenho Sede visa arrecadar recursos para construção de mais um milhão de cisternas na região do Semiárido Brasileiro. A live de lançamento da campanha Tenho Sede na Bahia acontece nesta quinta-feira (13), a partir das 19h, com transmissão pelo canal da ASA Bahia no YouTube.

A iniciativa conta com participações especiais de artistas de diferentes territórios baianos como os músicos Roberto Malvezzi – conhecido como Gogó, Marcondes Leite, Aurivone Ferreira, Clara Moreira, Juliano Vilas Boas, Climério Vale e Renato Pereira; as cordelistas Roseli Cordeiro, Marliene Souza e Letícia Aparecida; o poeta Agnaldo Rocha e a poetisa Jamielle Dantas; além do guitarrista Valdir Rocha com as cantadeiras de roda e sambadores/as de Várzea da Roça e dos grupos de dança Quilombos Baixão dos Negros e Maria Preta de Banzaê e Quilombo de Juazeiro dos Capotes de Jeremoabo. Além de homenagem ao saudoso Haroldo Schistek, que sempre lutou pelo bem viver dos povos do Semiárido.

O lançamento estadual pretende “mostrar à população da Bahia o significado da campanha Tenho Sede, como as pessoas podem contribuir e o que significa doar um pouco de si para as pessoas que não têm acesso à água”, destaca Naidison Baptista que é um dos coordenadores estaduais da ASA Bahia. Ele ressalta que a necessidade dessa arrecadação de recursos  se dá porque o programa de cisternas foi suspenso pelo Governo Federal, mesmo existindo ainda mais de três milhões de pessoas que necessitam dessa tecnologia social fundamental para a Convivência com o Semiárido.

“Esta campanha é muito importante! É uma campanha de cidadania, de liberdade, de apoio às mulheres, porque são elas que na maioria das vezes dedicam grande parte do dia a buscar água. Participe da campanha, venha para nossa live. Movimente seus vizinhos e suas vizinhas, busque doadores e doadoras e você também faça seu gesto de solidariedade”, frisa Naidison, que também é idealizador da campanha Tenho Sede.

Durante a live, serão realizados sorteios de CDs e livros. Para  concorrer, siga o perfil da Asa Bahia no Instagram @asabahia e veja as orientações. Acesse o canal da ASA Bahia no YouTube para acompanhar a live de lançamento estadual da campanha Tenho Sede:  youtube.com/c/ASABahia.

Tenho Sede

A campanha Tenho Sede foi lançada nacionalmente em setembro deste ano pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA). Seu objetivo é arrecadar recursos para construção de mais um milhão de cisternas de placas para famílias do Semiárido que sofrem com a falta de água para o consumo humano e produção de alimentos. Há cerca de 21 anos, a ASA construiu 1 milhão e 200 mil cisternas no Semiárido, com o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), mudando a realidade de famílias rurais que passaram a ter melhor qualidade de vida, alimentação e saúde, além de possibilitar a produção de alimentos também para a comercialização, colaborando com a renda das agricultoras e agricultores da região.

O acesso à água é um dos elementos norteadores da Convivência com o Semiárido defendida pela ASA, que reúne mais de três mil organizações, que defendem e propagam políticas públicas voltadas para o Bem Viver no Semiárido.

Os/as interessados/as podem colaborar com doações mensais, anuais ou únicas, que podem ser feitas pela internet, no site www.tenhosede.org.br.

A campanha Tenho Sede conta com apoio de Gilberto Gil, que regravou a composição de Dominguinhos e Anastácia com direito a um clipe especial para a ação da ASA. A canção é bastante conhecida e torna-se o hino da campanha justamente por representar a luta pelo acesso à água potável, um recurso natural e vital, direito de todas as pessoas.

Traga-me um copo d’água, tenho sede

E essa sede pode me matar

Minha garganta pede um pouco d’água

E os meus olhos pedem teu olhar

A planta pede chuva quando quer brotar

O céu logo escurece quando vai chover

Meu coração só pede o teu amor

Se não me deres posso até morrer

SERVIÇO:

  • Lançamento estadual da campanha Tenho Sede
  • Dia 13/01 (quinta-feira) – 19h
  • Onde? No canal da ASA Bahia: youtube.com/c/ASABahia

Participações de artistas: Roberto Malvezzi – Gogó, Marcondes Leite, Juliano Vilas Boas, Aurivone Ferreira, Clara Moreira, Climério Vale e Renato Pereira, Roseli Cordeiro, Letícia Aparecida, Marliene Souza, Agnaldo Rocha, Jamielle Dantas, Valdir Rocha com as Cantadeiras de Roda e Sambadores de Várzea da Roça, e grupos de dança Quilombos Baixão dos Negros e Maria Preta de Banzaê e Quilombo de Juazeiro dos Capotes de Jeremoabo

Participações especiais do integrante da coordenação da Articulação Semiárido na Bahia, Naidison Baptista; da Coordenadora da Campanha Tenho Sede, Fernanda Cruz; e do Presidente da AP1MC, Cícero Félix

Mediação: cordelista Keu Silva e comunicadora Amanda Monteiro

Outra informações: @asabahia (instagram e facebook)

Previous articleRevitalização de áreas verdes, praças e rotatórias pela Prefeitura de Juazeiro mudam a cara da cidade
Next articleSINPOL-PE realiza mais um ‘Ato das Cruzes’, contra o aumento de homicídios em Petrolina-Pernambuco