Home Sem categoria A Luta Popular perdeu o Padre Reginaldo Veloso. Sepultamento será neste sábado(21)...

A Luta Popular perdeu o Padre Reginaldo Veloso. Sepultamento será neste sábado(21) em Recife-PE

351
0
Padre Reginaldo Veloso
Padre Reginaldo Veloso

Morreu, na noite dessa quinta-feira (19), aos 84 anos, o padre Reginaldo Veloso, ex-pároco do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, e referência na luta popular. Ele fazia tratamento contra um câncer.

O velório começou nesta sexta-feira (20), na escola estadual Padre João Barbosa, localizada na Rua do Morro da Conceição, próxima à Igreja Nossa Senhora da Conceição. No local, haverá uma celebração religiosa às 8h deste sábado (21), dia em que ocorrerá o sepultamento, às 11h, no Cemitério de Santo Amaro, região central do Recife.

Em mensagem compartilhada nas redes, a esposa e filho do padre lamentaram a morte de Reginaldo:

“Amigas e amigos, o nosso guerreiro descansou, lutou toda sua vida, pelo que acreditava, em 19/05, às 23:00, Reginaldo Veloso encerrou sua participação especialíssima no palco da vida ” aqui e agora”, para continuar sua contribuição junto a papai do céu, como ele constumava dizer, pode ir em paz, meu amado gigante, nós te amaremos para sempre, e estarás presente em nossas vida, com tua força, tua alegria de viver, com teu amor pelos empobrecidos da terra, com tuas músicas, teus pensamentos e tuas ações. Até logo nosso grande amor. Com amor, Edileuza e João.

Por meio de nota, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, externou pesar pelo falecimento do padre, de quem destacou o trabalho humanista.

“Nos despedimos hoje do padre Reginaldo Veloso, um humanista que dedicou sua vida às causas sociais e ao trabalho pelos mais necessitados. Nas décadas de 70 e 80, à frente da emblemática paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Recife, este alagoano de alma e cidadania pernambucana, adepto da Teologia da Libertação, deixou uma marca na luta contra a repressão e em favor de uma igreja democrática e do empoderamento popular, construindo uma bonita trajetória, recentemente retratada nas telas. Quero externar meu profundo pesar por sua partida e me solidarizar com seus familiares, amigos e seguidores neste momento de dor e tristeza. Que ele esteja em paz.

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco

Em nome da Arquidiocese de Olinda e Recife, o vigário geral Monsenhor Luciano José Rodrigues Brito emitiu comunicado expressando condolências.

“Cai a tarde, vem a noite, a tristeza, o pranto, a dor; de manhã renasce o sol, novo dia, alegria!”

Após um período de hospitalização, em que enfrentava a batalha contra o câncer, faleceu ontem, dia 19 de maio, José Reginaldo Veloso de Araújo. A Arquidiocese de Olinda e Recife vem expressar as mais sinceras condolências por sua morte à sua família e amigos.

Reginaldo Veloso foi presbítero na Arquidiocese de Olinda e Recife, onde exerceu seu ministério sacerdotal na Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, no bairro da Macaxeira, e na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição. Muito contribuiu para o Setor de Música Litúrgica da CNBB com suas composições, muitas das quais cantadas nas celebrações litúrgicas em todo o Brasil.

Que seja concedido a Reginaldo Veloso cantar diante do Senhor Ressuscitado: Senhor, piedade, vem me socorrer! Minha dor e meu pranto mudaste em prazer; teu nome para sempre eu irei bendizer!

Recife, 20 de maio de 2022

Previous articleDeputada Dulci solicita implantação de delegacia de crimes raciais e intolerância em Recife e Petrolina
Next articleSESI-PE oferece 500 vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos. Tem vagas para Petrolina