Home Sem categoria A estratégia dos candidatos a governador de Pernambuco

A estratégia dos candidatos a governador de Pernambuco

408
0

Especialistas avaliam o pleito eleitoral

O não comparecimento de um candidato que lidera o ranking das pesquisas de intenção de voto aos debates é uma estratégia para se proteger do “todos contra um”, já que ele se torna o único alvo dos outros adversários. Estes, por sua vez, transformam-se em uma espécie de franco atiradores. A opinião é do professor e cientista político Hely Ferreira, que participou, ontem, junto com o jornalista Manoel Guimarães, do Programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7, comandado pelo radialista Jota Batista.

Já para Manoel Guimarães, as sabatinas e entrevistas rendem mais que os debates para o candidato que está à frente nas pesquisas, porque ele está sozinho, tem mais tempo, apresenta suas propostas com calma. A fórmula do debate, para ele, é desgastada, sobretudo, com seis candidatos.

“Uma pessoa pergunta primeiro, aí tem que esperar o final do bloco para voltar a ser perguntada. É o que se dá para fazer, mas é muito ruim. É um formato que precisa ser repensado”, explicou ele. Quanto às eleições deste ano”, Hely Ferreira afirmou que Pernambuco é o único estado que tem cinco candidaturas fortes.

Um cenário eleitoral inédito

“Sempre tivemos a tradição de praticamente termos dois candidatos fortes e um terceiro apenas para cumprir tabela. Embora um dos candidatos tem liderado nas pesquisas, a gente vê que é um cenário diferente de tudo que se viu na história política de Pernambuco depois do processo de redemocratização”, analisou.

Guimarães acrescenta que todos os institutos de pesquisas mostram que, mantendo-se esse cenário, é imprevisível saber quem seria o segundo colocado, hoje, “para ir ao segundo turno com a candidata que lidera as pesquisas”. De acordo com ele, do segundo ao quinto colocado, todos estão dentro da margem de erro, mesmo com as oscilações.(Folha de Pernambuco)

Previous articleUniFTC oferece atendimento gratuito de nutrição em Juazeiro
Next articleDo Brasil para o Mundo: Artista brasileiro faz sucesso cantando samba nos EUA