Home Sem categoria Comunidade recebe sementes de girassol e origamis em simbologia à vida e...

Comunidade recebe sementes de girassol e origamis em simbologia à vida e orientações sobre o plantão psicológico da UniFTC Petrolina

147
0

Estudantes do 1º ao 9º períodos e professores do curso de Psicologia da Faculdade UniFTC Petrolina promoveram na última sexta-feira, 24, uma ação comunitária em prol do Setembro Amarelo. O movimento levou o tema: “Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio” e os estudantes aproveitaram para conversar sobre saúde mental e promover apoio a vida com a entrega de sementes de girassol e origamis para quem estava no Centro de Petrolina.

Segundo a crença popular, a flor de girassol significa felicidade e longevidade. Sua cor amarela reflete energia positiva que emana do sol e o origami na cultura oriental significa vida longa. Durante a ação, a comunidade também foi informada sobre o plantão psicológico gratuito oferecido pela UniFTC e realizaram as inscrições para ter acesso ao atendimento gratuito.

Aluna do 9º período do curso de Psicologia, Vanessa Rodrigues, conta que a experiência foi super relevante para sua formação profissional. “A partir do momento que promovemos estas campanhas ampliamos nosso conhecimento e cuidamos do próximo também. Atualmente realizo estágio no Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (NASF), uma chance oferecida pela UniFTC para o fortalecimento da carreira. Através destes movimentos que conhecemos as demandas da área que pretendemos atuar”, falou satisfeita.

Quem visitou o espaço e recebeu mensagens de cuidados com a saúde mental, ficou encantado com o movimento da Rede UniFTC. A cuidadora de idosos, Marilea Batista dos Santos, considerou o evento muito importante. “Nesta fase da pandemia, estamos passando por muitos desafios. Estou presa em casa, precisando ressignificar muita coisa em minha vida. É necessário cuidar de si para evitar problemas de ansiedade ou crises de pânico”, comentou.

De acordo com a professora aposentada, Maria Fátima da Silva, 64 anos, a UniFTC está de parabéns com a iniciativa. “Estamos num mundo cheio de surpresas que muitas vezes nos desmotivam. Estas mensagens positivas nos levantam e nos dão esperança. Observamos que não estamos sozinhos. Fiquei feliz também com o serviço psicológico ofertado pela instituição. Muito bom”, destacou.

A coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade UniFTC Petrolina, Jackeline Souza, informou que a ação foi em prol da saúde mental, bem-estar e pela valorização da vida. “Um movimento que deve acontecer todos os dias.  Conversamos, ouvimos e promovemos a saúde com empatia e amor; atitudes essenciais para prevenção do suicídio. Divulgamos neste mês de setembro, mas nossos atendimentos continuam durante o ano. A Rede UniFTC mantém sua missão de responsabilidade social, levando uma assistência de qualidade e gratuita para a população, além, é claro, de oportunizar um espaço de aprendizado aos estudantes”, disse a professora.

Atendimento gratuito: Na Faculdade UniFTC Petrolina a comunidade pode acionar o Plantão Psicológico. O atendimento é gratuito, realizado de forma virtual por estudantes do curso de Psicologia, supervisionado por um professor-tutor, com o objetivo de disponibilizar uma escuta especializada para as pessoas com idade superior a 18 anos.

Os interessados devem preencher o link de inscrição: https://bit.ly/psicouniftc , indicando o dia/turno de interesse para o atendimento. As vagas são preenchidas por ordem de envio dos formulários. Os inscritos receberão um e-mail com informações sobre o atendimento.

Diferente da psicoterapia – onde o paciente é atendido pelo mesmo profissional ou estudante de forma continuada – o atendimento no plantão é realizado pelo estudante ou profissional que estiver disponível no momento e em um único encontro, embora o paciente possa utilizar o serviço quantas vezes sentir necessidade.

“No plantão, é possível receber orientação para demandas específicas, escuta qualificada para situações de sofrimento psíquico, e encaminhamentos para atividades adequadas para cada demanda”, informou a coordenadora.

Confira os dias e horários disponíveis para o atendimento durante o Plantão Psicológico:

  • Segundas e terças – a partir de 18h30
  • Quartas – a partir de 14h30
  • Sábados – a partir de 9h

(Ascom)