Home Sem categoria Nova pesquisa Ipespe: Lula tem 46%; Bolsonaro, 35% no primeiro turno

Nova pesquisa Ipespe: Lula tem 46%; Bolsonaro, 35% no primeiro turno

638
0

Com amostra nacional, foram ouvidas 2 mil pessoas do dia 19 ao dia 21 deste mês

Lula lidera disputa e Bolsonaro vem em segundo, segundo Ipec

A nova rodada de pesquisa sobre as eleições presidenciais do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), encomendada pela corretora de investimentos XP Inc., divulgada nesta sexta-feira (23), aponta Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 46% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 7%.

Simone Tebet (MDB) vem em seguida, com 4%, à frente de Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%. Já Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Felipe D’Avila (Novo), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Leonardo Péricles (UP) não foi citado por nenhum dos entrevistados.

O percentual de pessoas ouvidas que afirmaram que vão votar em branco, anularão, não votarão em nenhum candidato ou não vão votar somam 5%; o dos que não souberam ou preferiram não responder, 2%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95,5%.

No cenário de segundo turno, Lula aparece com 54% contra 37% de Bolsonaro, com um percentual de votos nulos, que não votariam, não sabem ou não quiseram responder de 9%. Se o eventual embate fosse com Ciro Gomes, o candidato petista venceria por 51% a 30%. Neste caso, 20% anulariam o voto, não votariam, não sabem ou não quiseram responder.

O atual presidente perderia a disputa para o pedetista por 47% a 43%. Nessa hipótese, 10% prefeririam anular o voto, não votar, não saberiam ou não quiseram responder. Contra Simone Tebet, Bolsonaro teria 43%, e a senadora, 42%. Se isso acontecesse, 15% dos eleitores ouvidos pelo Ipespe anulariam o voto, não votariam, não saberiam ou não quiseram responder.

A pesquisa Ipespe/XP, que entrevistou 2 mil pessoas por telefone, foi realizada da última segunda (19) até a quarta-feira (21) e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08425/2022.(Folha de Pernambuco)

Previous articlePesquisa Ipec Bahia: ACM Neto cai nove pontos e Jerônimo Rodrigues, do PT, sobe 19
Next articleQue tal passear com a família e amigos? O River Shopping oferece as melhores opções com serviços especiais em comemoração aos 127 anos de Petrolina