
A Diocese de Petrolina lançou nessa segunda-feira(25) o livro ´A CRIAÇÃO DA DIOCESE DE PETROLINA: ORIGEM, FATOS, VIDA, UMA HISTÓRIA´de autoria da Professora Maria Creusa de Sá y Britto
O evento superou as expecativas dos organizadores. Os jardins do ´Palácio Diocesano de Petrolina`, local onde foi realizado o evento, ficaram pequenos para a numero de convidados que estiveram na solenidade.
O livro, segundo a autora, é uma retrospectiva minuciosa sobre origem da Diocese de Petrolina, desbravamento do município e a presença da Igreja Católica impulsinadora da fé e da grandeza do povo católico petrolinense.
Levada pela emoção, pelo conhecimento da história da Diocese e da cidade de Petrolina, a Professora Maria Creuza de Sá Y Britto aceitou o desafio a convite do Bispo , Dom Francisco Canindé Palhano, que foi o maior incentivador e quem convidou a Professora Creuza para dar a sua contribuição, escrevendo mais este capitulo da historia da Igreja Católica petrolinense.

Em sua fala, emocionada pelo momento, Professora Creuza descreveu a história do livro, que fala sobre a criação da Diocese; a construção da Catedral, os vitrais, a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, a colocação dos sinos e relógio, a construção do Palácio Episcopal São José, a inauguração da Catedral e outras realizações de Dom Malan.
Segundo a Professora Creuza, tem um capítulo dedicado aos Bispos da Diocese de Petrolina, desde 1924 a 2018. Tem outro capítulo sobre o clero e a Diocese. ” Seria difícil falar dos padres da nossa Diocese, do primeiro vigário, o Padre Manoel Joaquim da Silva, até os dias de hoje. Procurei homenagea-los na pessoa de Monsenhor Ângelo Vieira Sampaio, de história belíssima”!
“Tem um capítulo sobre a igreja Matriz, as Foranias, a Diocese de hoje, o Seminário Diocesano.Textos complementares de vultos ligados à História de Petrolina.Procurei mostrar como a religião sempre contribuiu na história da nossa cidade”.

A autora do Livro, Professora Maria Creusa de Sá y Britto, nasceu em 08/09/1940, na cidade de Petrolina, filha de Camilo Gomes de Sá e Mônica Menezes Sá. Casada com Waldelicio Antônio de Britto há 60 anos, mãe de 4 filhos, avó de 8 netos e 2 bisnetos. Hoje está aposentada. Em 1963, após concluir o magistério, se especializou em História. Lecionou nas seguintes escolas: Artífices Petrolinense; Escola Estadual de Petrolina; Colégio Dom Bosco; Professora de História e psicologia, no curso de Administração, da Escola Polivalente e Professora do curso de História na UFPP.
Na apresentação da obra literaria que retrata a força da Igreja Católica em Petrolina, a Professora Creuza narrou os caminhos que teve que percorrer, não muito faceis, para que tudo acontecesse como planejado. Superando as dificuldades e contando com a colaboração do esposo Waldelicio Britto, a obra enfim foi concluida e apresentada a familia católica de Petrolina em grande evento nessa última segunda-feira(25), em uma noite memorável.

O Bispo Dom Francisco, em sua fala, exaltou a obra e agradeceu a Professora Crueza pela dedicação em transcrever para os anais da Igreja Católica e de toda Petrolina, os momentos históricos que já estão escritos para a posteridade.
O cerimonial foi produzido e bem apresentado pela sua filha, Shirley Elianne de Sá e Brito.
O público lotou os jardins do Palácio Diocesano, que viveu mais um momento ímpar de sua construção, reunindo a grande maioria da familia católica petrolinense, que atendeu o convite da Diocese e do Bispo, se integrando ao evento com muita dedicação.

Sobre a Professora Creuza:
Escritora, com 5 livros publicados:
- Petrolina: origem, fatos, vida, uma história (escrito no centenário da cidade)
- Não tenho medo, tenho Fé! (Escrito após um câncer de mama)
- Faz-me fiel, Senhor Jesus e Sementes de meditação ( ambos falando da vida de Fé
- Missão do Padre Adilson Simões) todos em segunda edição.
- E agora lançando o livro ´A criação da Diocese de Petrolina: Origem, fatos, vida, uma história´.
Sinopse do livro:
” Inicio o livro explicando o porquê de ter escrito o mesmo. Muitos leitores irão se surpreender com a capa, pois consta a figura de Dom Bosco, quando falarei sobre ele e seu relacionamento com Dom Malan, o grande encontro dos dois. Fato esse muito sedutor, envolvente que atrairá a atenção do leitor.O prefácio foi feito por Dom Francisco”.

Na noite de autográfos, além das manifestações de carinho e de agradecimentos à Professora Creuza, varios amigos que lhe acompanham no dia a dia dos momentos católicos na Catedral e da Diocese, se manifestaram, lhe agradecendo e enaltecendo a sua disposição e o amor a Petrolina, como filha, católica, educadora, escritora, mãe e amiga de todos.
Nossos parabéns à Professora Creuza por mais essa gentileza em deixar para a posteridade da sua querida terra, a histórida da ´Diocese de Petrolina`.
