Home Sem categoria 2ª edição do Festival ´Sabores de Juazeiro` contará com 63 empresas. Evento...

2ª edição do Festival ´Sabores de Juazeiro` contará com 63 empresas. Evento é em outubro

239
0

Recorde de inscritos garante o posto de maior evento gastronômico do Vale do São Francisco

Juazeiro, na Bahia, está em fase de preparação para o maior evento gastronômico do Vale do São Francisco, o Festival Sabores de Juazeiro. Entre os dias 14 e 30 de outubro deste ano, a Terra das Carrancas sediará a 2ª edição do festival, com 63 estabelecimentos confirmados.

Com realização do Sebrae, e correalização da Prefeitura Municipal de Juazeiro e SINDHAJ, o número expressivo é consequência direta da recepção e sucesso da edição anterior, celebrada em outubro do ano passado. À época participaram 45 restaurantes, com uma oferta total de 101 pratos.

Este ano o Festival traz o tema “Os Frutos do São Francisco”, onde os inscritos deverão desenvolver pratos que contenham elementos da fruticultura, pesca, ovinocultura e caprinocultura de Juazeiro e região, estimulando assim o potencial produtivo e a cultura local. São 5 categorias possíveis: Prato Principal, Petiscos, Lanches, Sobremesas e Drinks.

Enquanto o Festival não começa, os preparativos estão a todo vapor: o evento oferece com exclusividade oficinas de formação na área gastronômica, ministrada por especialistas. Nos dias (29) e (30) de agosto, os chefs Leandro Nascimento e Denise Lins realizaram a oficina de  “Uso e Valorização dos Ingredientes Locais”. No dia (31) foi a vez do  chef Junior Rocha, bartender profissional, que comandou a oficina “Elaboração de Coquetéis”. Na segunda-feira dia (05/09), será a vez da oficina de “Prática de Conteúdo Digital para Negócios de Gastronomia”, ministrada pela  jornalista,  sommelière e criadora de conteúdo Paula Theotonio.

Entre os inscritos o clima de preparação tem se mostrado muito positivo, conforme relatos dos participantes. Gláucia, do estabelecimento Café Cremoso Artesanal, pontuou: “Foi uma sacada sem igual, que vai nos ajudar a elaborar pratos deliciosos e surpreendentes para o Festival. A Primeira edição já nos impulsionou muito, mas já vemos que a segunda edição vai nos fazer alavancar ainda mais”.

Vanessa, representante da Doceria Doce Sonhos Juazeiro, concordou: “Foi muito interessante, pudemos não só aprender técnicas interessantes como também  compartilhar os desafios e experiências com outros colegas de profissão, algo difícil de se fazer na correria”. Elba, da Confeitaria com Afeto, corroborou: “Nós adoramos participar das oficinas. Primeiro porque nos permitiu novas experiências com sabores e combinações antes consideradas inusitadas, e que surpreendeu muito. Segundo, abriu o pensamento para diversas possibilidades da culinária. Quebrou preconceitos e realmente vai nos ajudar muito na elaboração do prato para o festival e melhorar cada vez mais o cardápio da nossa Confeitaria.”

“Nizinha” do estabelecimento Rei do Caldo, finalizou “O festival gastronômico de juazeiro tem uma grande relevância para a comunidade local, tendo em vista  que proporciona uma chance de geração de renda, um incentivo ao resgate da cozinha local, possibilitando, assim, a valorização de produtos e conhecimentos tradicionais regionais. As oficinas estão sendo muito importantes para vivenciarmos outras formas de conhecimentos culinários e suas técnicas”.

Agenda: 

2º Festival Gastronômico de Juazeiro – Os Frutos do São Francisco

  • Onde: Juazeiro, Bahia
  • Quando: 14 a 30 de outubro de 2022
  • Realização: Sebrae
  • Correalizadores: Prefeitura Municipal de Juazeiro e SINDHAJ
  • Apoio: Armazém da Caatinga, Rocha Studio Bar, TV São Francisco e aplicativo pede.ai
  • Patrocínio: Bom Sabor, Mix Mateus, Revalle, Obelisco Brindes, Agrovale, Nestlé –  Globo Juazeiro Distribuição e Stella Artois.(Ascom)

Previous articleGeneral Santos Cruz: ‘Confio na instituição da qual fiz parte por 45 anos que não vai se meter numa idiotice dessa’
Next articleO que é a tal da “demissão silenciosa”?