O santo católico é conhecido no mundo como padroeiro dos animais e do meio ambiente
O Dia de São Francisco de Assis é celebrado nesta sexta-feira (04/10). O santo católico é conhecido no mundo como padroeiro dos animais e do meio ambiente, por fazer pregações aos animais e às aves do céu.
Conheça a História de São Francisco de Assis
São Francisco de Assis nasceu em 5 de julho de 1182, na cidade de Assis, na região italiana da Úmbria. Ainda jovem, o filho de um famoso comerciante de tecidos optou por abandonar a riqueza e a vaidade e se converteu após ter uma visão.
Repleto da presença divina, o jovem que chegou a enfrentar uma guerra para saciar o desejo de voltar como herói, mudou de vida e começou a se dedicar aos necessitados.
Francisco recebeu outra visão na igrejinha da Porciúncula, onde ouviu uma voz que dizia: “Vai Francisco e reconstrói a minha Igreja que em ruínas”. Ele, então, vendeu alguns bens do seu pai para reconstruir a igrejinha. Por isso, sendo acusado de dissipador da fortuna paterna, Francisco se despojou das suas vestes e as colocou aos pés do pai; assim, renunciou à sua herança e partiu nu para viver em plena pobreza.
Tocado por uma passagem do Evangelho de São Mateus, Francisco começou a sua nova vida como pedreiro, reconstruindo a igrejinha da Porciúncula. São Francisco fez várias viagens missionárias e realizou muitos milagres. Em 1224, no Monte Alverna, São Francisco recebeu os estigmas de Cristo e em 3 de outubro de 1226, faleceu em Assis.
Com informações do Vatican News
Frases para São Francisco de Asiss
- A principal mensagem de São Francisco de Assis era a paz, o amor ao próximo e a harmonia com todas as criaturas.
- São Francisco amava profundamente a natureza e os animais, acreditando que todas as criaturas eram irmãs
- São Francisco de Assis acreditava que todos os animais eram criaturas de Deus e os tratava com o mesmo respeito e amor que dedicava às pessoas.
- O amor de São Francisco de Assis pelos animais era tão profundo que ele chegou a pregar para eles, ensinando que todas as criaturas deviam louvar a Deus.
- São Francisco tinha um profundo respeito pela natureza e pelas criaturas, vendo-as como parte da criação divina. Sua vida e obra inspiravam um retorno à pureza da fé, ao desapego material e à harmonia com o mundo ao redor.
Oração de São Francisco de Assis
Senhor, fazei-me instrumento de vossa Paz!
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
Consolar, que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
É morrendo, que se vive para a vida eterna!