Sintepe rejeita proposta de aumento no piso salarial

O sindicato declarou que o não aceitará o percentual sob o argumento de que, além do valor ser "bem abaixo do esperado", não teria havido qualquer negociação do governo com a categoria.

O sindicato declarou que o não aceitará o percentual sob o argumento de que, além do valor ser “bem abaixo do esperado”, não teria havido qualquer negociação do governo com a categoria.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), emitiu uma nota, logo após o governador Eduardo Campos assinar o Projeto de Lei que prevê um novo piso salarial e um reajuste de 8,32% na remuneração dos professores da rede pública estadual de ensino. O sindicato declarou que o não aceitará o percentual sob o argumento de que, além do valor ser “bem abaixo do esperado”, não teria havido qualquer negociação do governo com a categoria.

De acordo com o presidente do Sintepe, Heleno Araújo, o reajuste salarial do professor, referente à Lei do Piso Salarial, tem como base o aumento do custo aluno por ano, medido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) e que em 2012, a taxa de reajuste seria de 19,2%, porém com uma portaria publicada nos últimos dias de 2013, o índice foi para 8,32%.

A nota declara que, após a realização de um levantamento de arrecadação por estado e município, o sindicato analisou que o percentual de reajuste cairia, mas que, pelos cálculos da instituição, ele ficaria em 15%.

A entidade também declarou que no mês de fevereiro, será iniciada uma mobilização nacional, com a realização de uma assembleia geral da categoria em Pernambuco.

“Como o governador anunciou esse reajuste, informamos que vamos nos mobilizar”, disse Araújo. Ainda de acordo com a nota, os professores se reunirão no dia 13 de fevereiro, às 9h, no Teatro Boa Vista, Centro do Recife, para deliberar as ações a serem tomadas pela categoria.(Folhape)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

<