IF Sertão-PE promove I Encontro de Saúde no Campo. Evento começa nesta quinta(16)

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realiza, nos dias 16 e 17 de novembro, o I Encontro de Saúde no Campo. A primeira edição do evento traz como temáticas as principais formas de prevenção e procedimentos em caso de acidentes com animais peçonhentos e agrotóxicos.

A palestra “Prevenção e procedimentos em acidentes com cobras peçonhentas”, ministrada pelo analista ambiental Fábio Walker (Cemafauna-Univasf), abrirá a programação, a partir das 9h. Em seguida, será realizada a oficina “Acidentes com animais peçonhentos”, com o biólogo Jonathan Márcio Soares (Serpentário de Juazeiro).

No segundo dia serão realizadas as palestras “O impacto do agrotóxico na saúde humana”, com a farmacêutica Paula Rayanne Aninger (Univasf), e “Embalagens vazias de agrotóxicos e os riscos à saúde”, apresentada por Dianara Cavalcante (Acavasf).

De acordo com a professora e uma das organizadoras do evento, Elizângela Souza, a expectativa é proporcionar maior consciência ambiental. “Aranhas, cobras ou serpentes, lacraias e escorpiões são animais que despertam no homem medo e aversão, devido aos mitos e informações errôneas a respeito dessas espécies, o que leva ao homem a matá-los de forma desenfreada. Entretanto, assim como qualquer outro ser vivo, possuem importante papel no equilíbrio da cadeia ecológica e devem ser preservados. Haverá palestra e oficina objetivando orientar quanto à identificação de animais peçonhentos, riscos que oferecem, como prevenir e agir no caso de um acidente. Quanto à temática “Agrotóxicos”, serão ressaltados seus riscos à saúde, as medidas individuais de proteção e as forma correta de descarte e segurança no transporte das embalagens”, informou.

O evento é aberto a toda comunidade. As inscrições serão feitas na hora do evento, mediante entrega de um quilo de alimento não perecível (exceto sal).





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *