Entrevista da semana! Em Dormentes, Prefeita Josimara Cavalcanti toca as obras que a cidade quer e garante muito mais para a sua gente - CONVOCAÇÃO GERAL

Entrevista da semana! Em Dormentes, Prefeita Josimara Cavalcanti toca as obras que a cidade quer e garante muito mais para a sua gente

Prefeita Josimara Cavalcanti ao lado do Governador Paulo Câmara e do Deputado Fernando Monteiro, sendo contemplada com um caminhão Baú para a cidade.

O blog apresenta mais uma entrevista da semana, desta feita, com a Prefeita da cidade de Dormentes-PE, Josimara Cavalcanti(PTB), que avalia o seu primeiro ano de governo e  fala das perspectivas para 2018. Animada e com muita disposição para o trabalho, a Prefeita  Dormentense,  comemora e celebra as diversas obras e ações que já conseguiu implementar em seu governo até o momento.

Blog – Prefeita,  qual é a avaliação do seu primeiro ano de governo?

Josimara Cavalcanti– Vinicius, apesar de todas as dificuldades que nós passamos, que o Brasil passa, a gestão Geomarco/Josimara tem um compromisso muito grande com a nossa população, nossa cidade, nosso interior e foi pensando assim,  que essa junção aconteceu.  Geomarco/Josimara assim como houve essa união, conta também com uma equipe muito capacitada, nós temos secretários, funcionários que tem compromisso com a nossa gestão, compromisso com o nosso povo e a gente tem avançado muito, temos  feito o dever de casa da melhor maneira possível.

 A gente já está recebendo aí os dados, números que provam que realmente a gente está no rumo certo.  Recebemos agora, a avaliação do estado de Pernambuco, no que diz respeito à 8ª GERES, na área de saúde.  Em  todos os informes, percebemos  o quanto Dormentes evoluiu, a nossa soma chega a 95% e o que chama atenção é  que não completamos 100%, não é culpa do município, é que  no item 5, que você vai vê que a cobertura vacinal,  por que nós temos muitas crianças de Dormentes, crianças menores de um ano, que estão morando nos projetos em Petrolina, fazem pré-natal em Dormentes, acompanhamento medico, registro, tudo, mas na hora da campanha da vacina eles tomam lá no município vizinho, mas isso mostra o compromisso que temos com nossa saúde, a gente tem acertado na questão dos programas, na questão preventiva, criamos o programa ´Mutirão da Saúde`, onde a gente leva muitas atividades com as secretarias  da saúde e da assistência social para aquelas comunidades mais distantes da sede, com dentistas, médicos, psicólogos, assistente social, onde  faz todos os exames, inclusive preventivo, exames de laboratório, elétro do coração e  tem também nesta ação a oportunidade  das pessoas tirarem seus  documentos pessoais.

Outro destaque nessas ações,  foi a realização do  programa chamado ´Saúde em Ação`, que consiste em você abrir no período da  noite todas as nossas unidades de saúde, tanto na sede, como na zona rural, como nos distritos, para atender as pessoas que trabalham em comércio, nas fábricas, na agricultura familiar e que não tem possibilidade de ir pela manhã ou a tarde.

Se a pessoa não tiver bem de saúde não tá bem pra nada, é preciso fazer esse trabalho preventivo. Eu posso vir hoje para a imprensa e posso dizer: na nossa cidade não existe uma biópsia..? não existe, por que nós não aceitamos,  como também os exames de pessoas que estão em tratamento de Câncer,  doenças crônicas tem os exames de imediato, não pegam fila, por que a gente n deixa isso acontecer, então a saúde vem avançado muito conseguimos o Leito Retaguarda que aumentou recurso no hospital, conseguimos também apoio do MAC, custeio que tem ajudado muito, agora mesmo o Deputado Federal Fernando Monteiro colocou meio milhão para a saúde para o MAC custeio, o Deputado Federal Gonzaga Patriota já tinha colocado 300 mil e colocou mais 100 mil, então a gente vem inovando o hospital.  Já estamos fazendo algumas  reformas na nossa unidade hospitalar, algumas adequações que a vigilância sanitária perdeu e a gente já comprou novos aparelhos e  assim estamos tentando fazer o possível  para que a saúde  possa oferecer  um serviço de qualidade e humanizado para o nosso povo.

Blog  –  Prefeita e na área da  educação, quais são os avanços. Como foi o desempenho da educação nesse primeiro ano de governo?

Josimara Cavalcanti – Olha Vinicius,  acabamos de receber o resultado do SAEPE.  O que é o SAEPE? É uma avaliação do governo estadual, que acompanha o nível e o crescimento escolar.  Tivemos outro dia, em uma noite maravilhosa, quando apresentamos  ao  sistema de avaliação da educação básica de Pernambuco e agente apresentou   os números da educação de Dormentes e vimos que a cidade cresceu bastante na educação.  Os números nos dão essa certeza.

Aliás, nessa avaliação, tem números em matemática e português, onde nossos alunos foram destaque, nossas escolas foram destaque. Nós criamos também, a  nossa avaliação municipal, que é o premio gestão Professor Albuíno Bezerra Soares, onde todas as escolas nosso município são avaliadas diariamente, então,  hoje nós sabemos o histórico de cada uma, quais são as suas dificuldades  em matemática, português, redação escrita,   então, todos os nossos professores tem acesso as essas  informações e  com isso eles tem como trabalhar cada aluno de acordo com sua dificuldade.

Se tem um aluno que precisa de um reforço, fora da sala de aula o professor sabe, então com esse premio a gente incentiva os alunos e os alunos destaque,  são homenageados, os professores que são destaque também são homenageados e as escolas são premiadas.   Esta semana,  diversas escolas receberam computadores, caixa de som,  cada premiação acontece também de acordo com o que não tem ainda na escola. Foi muito interessante, uma noite maravilhosa, que eu acredito que no próximo ano a gente vai obter melhores  resultados ainda, por que com esse ´Premio Gestão`, incentivamos muito a cada escola, o professor, o aluno, a família.

Blog  –  E a merenda escolar, o  transporte escolar, está  dentro daquilo que vocês planejaram Prefeita?

Josimara Cavalcanti – Está sim, por sinal a nossa merenda, acredito que você acompanhou  aí durante o ano de 2017, ninguém ouviu um pai, uma escola ou um aluno reclamar, a gente conseguiu atender a todas as normas que são exigidas pelo programa, inclusive nós temos dentro da merenda escolar, atendimento com a agricultura familiar, onde nossos pequenos agricultores fornecem também a merenda. Então tem sido um espetáculo.

O Transporte também temos conseguido atender, essa semana, de acordo com o nosso acompanhamento, o  Prêmio Gestão e do SAEPE, acreditamos firmemente que em breve saberemos, com todo esse trabalho que desenvolvemos no nosso governo municipal, que a educação de Dormentes pode estar entre as 10 cidades do estado de Pernambuco, com um ensino de qualidade . Vamos esperar mais um pouco, mas acredito que com o que a gente tem em mãos, números que a gente está acompanhando, a gente vai estar lá no Palácio das Princesas,  recebendo o premio do nosso Governador  Paulo câmara

A imagem pode conter: 17 pessoas, incluindo Josimara Cavalcanti, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Um dia de muita emoção! A Prefeita Josimara Cavalcanti ao lado dos familiares de Geomarco Coelho(in memorian) na homenagem que o NEPS fez ao eterno prefeito de Dormentes.

Blog  – E na infraestrutura Prefeita, como está a cidade de Dormentes em sua administração?

Josimara Cavalcanti – Olha, em 2017 a gente tentou realmente acompanhar sempre, tanto eu quanto Geomarco,  sempre fomos muito de andar na cidade, nos bairros e também gosto muito,  quem me conhece sabe que eu sou apaixonada por uma cidade limpa, organizada e ai a  gente  criou o programa chamado ´Cidade Limpa, Cidade Feliz`, nós já estamos com todas as nossas praças bem arrumadas, arborizadas, humanizadas.

Pedi e reuni com a equipe e disse:  Praça não pode ser apagada, tem que ter a cor oficial da bandeira, deve ser colorida, ter cores fortes, então nós colocamos cores bem chamativas mesmo, quando vocês passarem em Dormentes, verão o colorido de nossas praças, muitas plantas, uma ambientação bem arborizada, estamos fazendo assim  nas ruas  que são as estradas para a cidade. Fizemos assim na entrada de Lagoas à Dormentes e Rajada à Dormentes, você entra na cidade e  vai vendo  três canteiros onde tem vasos que estamos usando do nosso artesanato, destaque ai para ` As Mulheres do Barro`,lá de `Botão de Seda´, algumas pessoas chamam as mulheres do Barro,  de Mulheres do barro de Manoel Joaquim, que são próximos a Manoel Joaquim, assim como em  Botão de Seda, porque elas fazem trabalhos, potes, vasos lindíssimos, então você vai poder ver pessoalmente que estamos com a entrada linda na cidade, agora já vamos fazer a entrada de Afrânio para Dormentes também, fizemos já o projeto do portal, estamos aguardando , já foi aprovado,  mas não entrou recurso ainda. Dormentes nunca teve um portal de entrada e a gente vai  fazer o nosso portal.

Agora mesmo, estamos colocando  o carro de som, pedindo a população que retirem os entulhos,  os restos de construção em frente às suas casa,  para que possamos  fazer uma limpeza geral, a gente está pedindo também as pessoas que tem muros mas que não tem portão, casas que foram construídos que não tem a porta,  que coloquem,  por uma questão de segurança, mas a gente tá cuidando bem da cidade sim. Vamos  deixar a cidade de cara nova, já fizemos varias reformas como a nossa Biblioteca Municipal, que está toda pronta, está linda, fizemos a sala, deixamos a sala adequada para receber  o Centro Digital , estamos conseguindo três centros digitais. Já terminamos  a Creche, no bairro Josias Euclides, quando voltar as aulas já vai funcionar lá com a permissão de Deus, a gente também está dando uma arrumada no Posto Policial, a gente precisa oferecer uma estrutura boa para a polícia trabalhar em harmonia, portanto,  estamos  tentando deixar na gestão Geomarco/Josimara, a cidade bonita. Mas, tem mais. Nos distritos a gente fez o projeto, concluiu o que achamos aberto de 2014, entregamos, já conseguimos a liberação do fim de 2015, vamos deixar os nossos distritos bem arrumados, queremos calçar todos eles, já estamos  com projeto de cuidar das praças,  dar uma repaginada nova, humanizar, deixar bem bonita, portanto isso ai vai ser de imediato também, quero anunciar, que brevemente já que fizemos a licitação,  nós vamos colocar iluminação de LED nas praças, nas entradas de Dormentes,  iluminar bem as entradas da cidade.  Já estamos com esse recurso em conta, quero levar essa iluminação também para  os bairros como o Josias Euclides.

Blog  – E 2018 Prefeita? Com esse volume todo de trabalho e ação, como está o ano?

Josimara Cavalcanti – Nossa luta não tem trégua. A gente tá tentando também trocar nossa frota de carro, nós temos uma despesa muito alta com oficina e  precisamos proporcionar um transporte mais adequado para a nossa população, uma frota mais moderna. Já estamos  com o dinheiro em conta, já vamos de imediato receber 4 ambulâncias e uma já está aprovada mas, não estamos ainda com esse recurso. A nossa previsão é de 5 ambulâncias, estamos  recebendo um Micro-Ônibus.  Estamos recebendo uma Van também,  recebemos  agora recentemente  do Governo Paulo Câmara o tão sonhado  caminhão Baú, adequado para o transporte de carga de leite, frutas e verduras e que chegou na hora certa, porque temos alguns programas nos bairros, de leite, carne, frutas e verduras e era uma dificuldade muito grande para conseguir transportar esses alimento, mas graças à deus, com essa ação do governo  de Pernambuco, estamos tranquilos agora.

Outro destaque para esse ano é funcionamento  do Detran. Estamos muito perto de concretizar esta ação. Está tudo pronto, apenas faltando a senha para que a gente abra e bote ele para  funcionar. O bom é que  já vamos iniciar com o DETRAN avançado, foi mais uma conquista que havíamos pedido ao governador Paulo Câmara juntamente com o nosso Deputado Fernando Monteiro e o Detran de Dormentes realmente será um grande avanço, vamos poder atender Santa Filomena, Santa Cruz e outras comunidades próximas.  Acredito que nesses dois dias a gente já possa anunciar.

Resultado de imagem para caprishow 2018

Blog – Vamos falar também sobre a feira que desperta e atrai a atenção de todo Pernambuco  e estados vizinhos. Como estão os  preparativos para a  CapriShow 2018?

Josimara Cavalcanti – A nossa expectativa é muito boa, porque faremos um evento grandioso, afinal de contas Dormentes já é hoje reconhecida como a cidade que realiza a maior exposição de caprinos  e ovinos do estado de Pernambuco.  A gente precisa valorizar o homem do campo, a agricultura familiar, os nossos criadores que passam o ano inteiro cuidando do seu rebanho.  Só existe a Caprishow porque existe o homem do campo e então a gente vê que mesmo Dormentes com 7 anos consecutivos de seca, o nosso rebanho nunca caiu, nem em quantidade nem em qualidade, esses números aqui é o resultado da campanha de vacinação, que ainda é mais do que isso, por que tem pessoas que não fazem registro.    Veja os números: Caprinos, mais  de 127 mil cabeças;  Ovinos,  220 mil cabeças, já ultrapassando a cidade de Sertânia, cidade do estado de Pernambuco. E Dormentes é uma cidade com 26 anos de idade, mas tem um povo muito dinâmico. Costumo dizer que é um povo diferente, um povo guerreiro mesmo, muito comprometido, tem um zelo muito grande pelo que faz e produz. A gente vai para os dados oficiais da ADAGRO do Governo de Pernambuco:  nós já mandamos o nosso produto “Caprinos e Ovinos”  para o Piaui, Alagoas, Bahia, Paraíba, Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro e no estado de Pernambuco, estamos atendendo  Caruaru, João Alfredo, Surubim, Passira, Santa Cruz do Capibaribe , Santa Cruz da Venerada, Parnamirim, Bezerros, Paudalho, Petrolina, Tabira, Capoeiras. A gente tem avançado muito e na feira do ano passado, trouxemos muitas inovações.  Este ano,  vamos trazer mais. Só de estandes,  para mostrar o nosso artesanato, nossos produtos, nós vamos colocar 15 e este ano vamos contar com a presença do Sebrae, dando um grande apoio aos nossos micro e pequenos empreendedores.

Também fizemos outra  parceria com o Sebrae, para que possa instalar as clínicas,  onde nossos criadores, nossos agricultores vão ter capacitação durante a feira, aí já ficou certo que a gente vai ter as clínicas de criação de bancos de proteínas a base de Palma, que está dando muito certo fazer a mistura com a Palma, que sabemos que é muito forte, e que ajuda muito na criação de Caprinos e Ovinos.

Vamos ter também a clinica tecnológica de melhoramento genético de caprinos e ovinos, também a clínica onde nossos expositores vão aprender a selecionar e tratar os animais de pista, eles já tem experiência, mas tem algumas inovações no mercado que precisam estar sempre se atualizando.  Fechamos com o Sebrae também,  que o Juiz que vai selecionar nossos caprinos e ovinos é  um Veterinário que tem Doutorado nessa área de caprinos e ovinos. Também com o Sebrae, iremos colocar no stand toda a estrutura necessária para que os nossos expositores possam fazer negociação, do seu carneiro, seu bode, um local com uma estrutura boa, cafezinho, chazinho, um local bem aconchegante, vamos ter um café da manhã também, abriremos a sexta-feira com um café da manhã com todos os nossos expositores. Quero aproveitar e agradecer a parceria com a ASCOD – Associação dos criadores de Caprinos e Ovinos de Dormentes, pela a importância que eles representam na organização da nossa feira.

Blog – Prefeita essa feira atrai muita gente, que vem para comprar e comercializar. Gente que vem porque os familiares moram aqui. Gente que vem para negociar o seu pequeno comercio ambulante. Uma festa que gera renda e emprego e que gera divisas para o comercio local.Como está a programação do evento?



Josimara Cavalcanti –
Olha, hotel e salão de beleza dá muito trabalho de você conseguir vaga, mexe muito com toda a cidade, farmácia, lojas, etc. Dormentes é muito forte, o comércio é muito forte, nós Dormentenses compramos em nosso comércio, eu mesma compro tudo em Dormentes, a gente é assim, na semana passada estive em algumas lojas em Dormentes e o que eu ouvia das pessoas era: “Eu tenho que viajar logo pra trazer novidades, para comprar mais”, por que o comércio local já está vendendo mais do que o normal e a gente sabe que para a nossa economia, essa feira, esta exposição,  a Caprishow, traz sim, um movimento muito grande, e Geomarco, quando ele resolveu juntar tudo, feira com exposição, festa do Vaqueiro, com os artistas,  deu muito certo, a gente vai ter grandes atrações também, já temos confirmados na sexta-feira o show de Eduardo Costa, no sábado- João Neto e Frederico, que tá estourado na parada do sucesso no Brasil inteiro e brevemente nós vamos anunciar novas atrações também.

Você sabe que o ano passado nós inovamos, foi até uma ideia que tive e pedi a Geomarco, essa questão das pessoas virem para a feira e não tinha um local onde se encontre tudo de bode e de carneiro, e a gente precisava de um centro de gastronomia, então ano passado já trouxemos essa inovação, o governo Geomarco/Josimara e esse ano, dentro desse centro já vai ter outra inovação, que através da fundação Nilo coelho, a parceria muito boa que nos temos com a nossa querida amiga professora Beatriz, mulher que admiro muito, a gente conseguiu capacitar o pessoal em curso de tudo do bode e do carneiro, aprenderam do inicio do corte do animal,   aprenderam a fazer tudo até  kafta e a gente sonhava em ter uma feijoada, onde ao invés de ter a carne de porco defumada, a gente pudesse colocar a carne do carneiro defumada, e fizemos esse curso em Dormentes, então nós estamos com essas pessoas preparadas e vão cuidar desse restaurante.

Quero dizer também que a UNIVASF, uma grande parceira, a gente sentou com o professor Marcelo e vamos levar o museu de anatomia, ano passado nós já levamos uma parte da Univasf, mas não teve como levar a parte do museu e dessa vez a univasf estará  presente. Se não houver parceria e união,  a gente não consegue fazer nada.

Quero citar também aqui a parceria do Neps, nós vamos ter a puxada do bode, que é uma puxada linda, com muita cultura, com muito encanto,

Quero também citar minha parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dormentes, que sempre ajuda, que é um parceiro e tanto, a presidente Rosária com toda a sua equipe, abraça mesmo, vem pra cima, ajuda a gente demais,

Não poderia deixar de dizer que nós vamos ter também uma parceria, vai entrar com patrocínio da Caixa Economica Federal, Romero, Gerente, juntamente com Simone Nunes que é a Gerente Regional, vem abraçando muito e brevemente vão anunciar o patrocínio que vão oferecer a festa,

O Governo do estado de Pernambuco, já garantiu parceria através da Secretaria de Agricultura, estamos aguardando a Empetur confirmar também, então a gente só tem o que agradecer à essa parceria, que a gente não tem como fazer essa festa sem ter recursos, é uma festa que você tem um gasto, e  só com a prefeitura não tem como, então o governo do estado, aravés do governador Paulo Câmara tem ajudado muito.

Preciso falar também da Cerveja Devassa, que a gente fechou parceria, a Devassa vai entrar aí com um recurso que vai ajudar muito na feira também, tem o comércio local de Dormentes, que tem ajudado muito, muito mesmo, que a gente vê o empenho deles e tudo, então a gente só tem o que agradecer à Fundação Nilo Coelho, que sempre vem nos apoiando, ao 5º BPM também, ao Coronel Antônio André tem nos apoiado muito, o novo delegado que chegou na cidade, a gente cedeu uma equipe grande, vieram mais 7 pessoas junto com o delegado Civil, tem nos ajudado, a ONG das mulheres. Portanto,  a gente tem tido um apoio muito grande. Aproveito para  agradecer aos nossos secretários, à toda a equipe, os cargos de confiança, os concursados, que são os efetivos, que tem ajudado muito. A gente só tem a agradecer.

Blog – Prefeita muito obrigado pela atenção e sucesso sempre em seu governo.

Josimara Cavalcanti – Muito obrigada, costumo dizer que quando a gente, sou uma mulher de fé e acredito muito, por mais que apareça dificuldades, com fé vencemos tudo, confio e acredito muito que a gente está fazendo nossa parte, eu estou prefeita, tudo é muito rápido na vida, tudo é passageiro, a gente quer deixar nossa semente, a gente precisa fazer a nossa parte, por que o povo confiou, e é preciso honrar a confiança da nossa população e a gente quer fazer o melhor mesmo para que a nossa gestão possa contribuir sim para o desenvolvimento e com o crescimento da nossa terra.

O radialista Vinicius de Santana entrevista a Prefeita de Dormentes Josimara Cavalcanti, para o blog e para a Rádio





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *