Em Salvador, figurinista petrolinense faz homenagem à ‘Mulher de Roxo’ na ‘Mudança do Garcia’ e atrai olhares

Bahia Noticias  por Francis Juliano / Pascoal de Oliveira

Figurinista faz homenagem à ‘Mulher de Roxo’ na ‘Mudança do Garcia’ e atrai olhares

Foto: Júnior Improta / Ag Haack / Bahia Notícias

Entre os foliões do tradicional bloco “Mudança do Garcia”, o figurinista pernambucano de Petrolina, Maurício Martins se destacou na multidão pela roupa em homenagem a uma falecida senhora conhecida como “Mulher de Roxo”. A personagem foi uma figura presente na Rua Chile, no Centro Histórico de Salvador, entre as décadas de 1960 e 1980, e chamava atenção pela bata roxa e fisionomia séria.

Maurício explica a escolha pela personalidade: “Na verdade, eu fiz um espetáculo e trabalhei em um filme sobre a vida dessa mulher. Foi uma coisa que eu conheci quando frequentei Salvador na década de 1980. Tive o prazer de vê-la em vida e circulando pela cidade. É uma personagem que não pode ser esquecida jamais. É uma homenagem à mulher e a campanha “Sou Mulher e Mereço Respeito”. Sobre a recepção das pessoas ao redor, ele relatou que nem todos reconheceram a referência. “Algumas pessoas dizem ‘é o bispo! é o padre!’. Mas algumas vêm tirar foto porque viram a mulher de roxo. É uma personagem que mexe com o imaginário das pessoas”, contou.

Ele concluiu dizendo que considera a “Mulher de Roxo” como “uma figura folclórica, como Florípedes, Cuíca de Santo Amaro”.

Foto: Júnior Improta / Ag Haack / Bahia Notícias





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *