Dicas para evitar assaltos na saída de agências e caixas eletrônicos

 

Um dos assaltos mais comuns é conhecido como “Saidinha de banco”. O especialista em segurança do GRUPO GR, Rogério Rodrigues, alerta a população sobre algumas dicas de segurança para quem for sacar dinheiro em agências e caixas eletrônicos.

NO BANCO

– Evite colocar muitas notas e moedas no bolso, fazendo volume e chamando a atenção de meliantes. Também não saia do banco carregando um envelope contendo dinheiro.

– Após o saque, o cliente jamais deve sair a pé ou entrar num ônibus. A preferência é usar um carro, ou pegar um táxi.

– Dê preferência a transações eletrônicas como DOC, TED, transferência via telefone ou internet, evitando fazer saques de grandes quantias em espécie.

– Se precisar fazer saques de valor alto, evite contar o dinheiro em locais públicos ou muito visíveis. Caso haja necessidade, verifique se o banco possui salas reservadas para este fim (alguns bancos têm salas especificamente para retirada de dinheiro de forma muito discreta e sigilosa).

– Aproveite o tempo da fila para observar as pessoas ao seu redor, procurando alguém “interessado” em você.

– Procure não realizar um único saque: se possível parcele o valor, os dias e horários dos saques.

– Se desloque ao banco sempre acompanhado e evite fazer comentários com pessoas estranhas, mesmo as que estiverem muito bem vestidas.

– Se perceber que está sendo observado por alguém dentro da agência, fale com algum funcionário do banco ou com os seguranças.

– Mude sempre os trajetos e os horários para ir ao banco.

– Desconfie das pessoas que passam muito tempo no banco sem buscar atendimento ou realizar alguma operação.

– Após a saída do banco, procure ser discreto.

– Caso perceba que está sendo seguido por alguém, entre em alguma loja movimentada e ligue para a Polícia, através do número 190.

– Em caso de assalto, NUNCA reaja. Seu dinheiro, por mais suado que seja, não é mais importante que sua vida e pode ser adquirido novamente com trabalho e esforço.

EM CAIXAS ELETRÔNICOS

– Não escolha a data de nascimento nem repita o mesmo número várias vezes, como senha de seu cartão magnético.

– Não aceite ajuda de pessoas desconhecidas, que lhe ofereçam isenção de tarifas e outras vantagens financeiras.

– Quando precisar de ajuda no caixa eletrônico ou na agência bancária, dirija-se somente ao funcionário do banco. Não procure ajuda de estranhos.

-Ao sacar, coloque o dinheiro em vários bolsos.

– Evite abrir carteiras ou bolsas na frente de todo mundo.

– Prefira os caixas eletrônicos localizados em shopping centers, dentro de agências bancárias e em ruas ou locais bem iluminados.

– Evite fazer saques à noite.

– Certifique-se que não há alguém suspeito por perto, antes de entrar em um caixa eletrônico. – Não guarde o cartão bancário e a senha no mesmo lugar, e não os entregue a estranhos. O ideal é memorizar a senha.

– Mantenha o corpo próximo à máquina e cubra o teclado com as mãos, evitando que outras pessoas vejam as informações na tela, sua senha e o valor retirado.

– Verifique sempre se o equipamento está funcionando antes de inserir o seu cartão no caixa eletrônico.


Sobre o GRUPO GR

O GRUPO GR é hoje uma das empresas mais consolidadas no setor de segurança privada e terceirização de serviços. Com 25 anos de atuação e presente em 12 Estados, o GRUPO GR tem um sistema rigoroso de treinamento (teórico, físico e comportamental) que envolve técnicas de aperfeiçoamento operacional, postura e comportamento, modernos conceitos, treinamento nas áreas de segurança, portaria, recepção e limpeza.

Seu principal objetivo está em oferecer soluções customizadas e integradas que aumentem a produtividade e reduzam custos. A empresa promove a capacitação e a reciclagem permanente de seus funcionários, também instruídos através de simulações variadas para solucionar uma tentativa de assalto ou invasão, situações atípicas como ocorrências e possíveis falhas na segurança (equipamentos e fator humano) e procedimentos em casos de emergência.

Além disso, conta também com serviços de Segurança Eletrônica, sempre atenta às novas tecnologias de prevenção e proteção de pessoas e patrimônios.

Com mais de 1.100 clientes ativos e milhares de colaboradores, o GRUPO GR é referência em seu setor de atuação, atendendo com eficácia condomínios (residenciais e comerciais), indústrias, hospitais, shopping centers, instituições de ensino, sites logísticos, redes de lojas, construtoras, facilities e empresas de diversos portes e segmentos.

Em 2015, o GRUPO GR conquistou o Top of Mind de RH e, em 2016, conquistou a Certificação de MELHORES EMPRESAS EM SATISFAÇÃO DO CLIENTE. (Ascomc)





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *