Coluna da segunda: curtas, grossas e fininhas

Vinicius_LOGO_main

Coluna escrita pelo Radialista e Blogueiro Vinicius de Santana em 11/06/2018

 

  • As melancólicas notas dos últimos dias em Petrolina. Na semana que passou, o promotor do Ministério Público de Pernambuco em Petrolina, Carlan Carlo da Silva, expediu uma orientação à prefeitura municipal, para suspender as atividades relacionadas ao São João da cidade neste ano, acreditando que “a festividade é inapropriada, uma vez que o município acaba de passar por enormes transtornos causados pela recente paralisação dos caminhoneiros”. O Procurador do município, Diniz Eduardo, tranquilizou a população afirmando que os festejos vão continuar acontecendo. E Zé Fini!

 

  • A outra nota é em relação a Prefeitura de Petrolina e a Compesa. A Prefeitura aplicou uma nova multa à Compesa pelas irregularidades cometidas no município. A punição é na casa de R$ 800 mil. Já a Compesa diz que a Prefeitura insiste em confronto. Em nota oficial enviada à imprensa, a Companhia lamentou alegando que “trabalha para ampliar os serviços de saneamento em Petrolina e que a prefeitura do município insiste no caminho do confronto que não interessa aos petrolinenses. E nessa briga, o povo que se lasque!

 

  • A terceira nota é de uma obra que a Prefeitura realiza para implantação da ciclovia na Orla de Petrolina, atrasada por sinal, de que a empresa responsável estaria retirando todo o piso assentado por falta de pagamento da Prefeitura Municipal. Contestado de imediato, a Prefeitura esclareceu que houve distorção dos fatos. Segundo ela, a empresa Ecomac, contratada anteriormente para concretização da ciclovia, teria utilizado (piso) intertravado com a qualidade inferior ao discriminado na planilha da obra. A fiscalização da Secretaria de Projetos constatou tal situação e ficou determinado que a empresa fizesse a retirada do material para que uma nova, possa concluir a via. Até agora a empresa acusada não se pronunciou. Mas,  o fato causou um rebuliço grande nas hostes da Prefeitura.

 

Forró do Beco

O sucesso do FORRÓ DO BECO. Uma multidão foi ao evento no Iate Clube, na última quinta-feira(07), confirmar a solidariedade do povo da região em prol das ações de combate ao câncer, desempenhadas pela  APAMI.  Parabéns ao Movimento de Combate ao Câncer-MCC,  pela organização e pelo clima muito alegre do encontro que reuniu gente de tantos lugares. Para o ano tem mais!

 

 fake newsVai ser difícil!  Integrantes do TSE e advogados que acompanham os esforços para controlar a disseminação de notícias falsas na campanha concluíram que será muito difícil conter a circulação de boatos e mentiras no WhatsApp. Mesmo que a origem das mensagens seja identificada, muitas são disparadas automaticamente para grupos com centenas de membros. Coibi-las exigiria investimentos da Polícia Federal e investigações demoradas, dizem os especialistas. Se tiver alguém para pagar a conta é só se manifestar.

 

  • Rejeição a beira do abismo.  O Presidente  Michel Temer terá saudades do tempo em que se autoproclamava um “vice decorativo”. O Brasil ia a pique, mas ele, aliviado, podia botar a culpa em alguém. Hoje, autoconvertido no presidente mais impopular da história, Temer enxerga o culpado no espelho. Numa pesquisa com margem de erro de 2 pontos percentuais, Temer obteve a aprovação de 3%. Oito em cada dez brasileiros não aprovam o seu governo. Pela primeira vez, um candidato apoiado abertamente pela alma penada do Planalto entra na corrida presidencial rejeitado por 92% do eleitorado. É pau….!

 

festa do Santo Antônio casamenteiro

A festa do Santo Antônio casamenteiro vem ai. É nesta quarta-feira(13) que se comemora o Dia de Santo Antônio, em Juazeiro/BA a paróquia de Santo Antônio, encerra a Trezena com a seguinte programação: 05h Alvorada, 18H Procissão pelas ruas do bairro  e 19h30 Missa Solene. Já em Petrolina a comunidade da Ilha do Massangano realiza a já tradicional festa iniciando com as manifestações religiosas seguidas das apresentações culturais como Samba de Véio e Camerata 21 de Setembro além da quermesse com Nilton Freitas, Trio Graná como atrações.

 

  • Mais uma. As mulheres prometem se destacarem ainda mais nas eleições que se aproximam. Em Petrolina, mais um nome feminino vai entrar na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco – a Alepe. Trata-se da Professora, funcionária pública feminista, Socorro Lacerda, que é integrante da União Brasileira de Mulheres e filiada ao Partido Comunista do Brasil – sigla com um número considerado satisfatório de integrantes de vozes femininas em atuação.

Charge_Constituição_Ameacada

Para onde vamos? A crise provocada pela paralisação dos caminhoneiros e a lenta retomada da economia aumentaram a impopularidade de Michel Temer. Segundo o Datafolha, 82% dos brasileiros consideram seu governo ruim ou péssimo. A taxa de reprovação aumentou 12 pontos percentuais desde abril, quando o presidente era rejeitado por 70%. Com isso, Temer bate seu próprio recorde como presidente mais impopular desde a redemocratização do país. Em setembro, ele atingira 73%. Após a paralisação dos caminhoneiros, apenas 3% dos brasileiros consideram o governo Temer ótimo ou bom. Outros 14% acham sua gestão regular. No Nordeste, o presidente é rejeitado por 87%. No Sul e no Sudeste, o índice é de 80%.

 

 

temer_charge_

Quanto a Temer, terá de se habituar a uma rotina constrangedora. Um presidente cuja impopularidade roça a margem de erro das pesquisas arrisca-se a ser barrado pelo porteiro do Planalto, que passará a exigir um crachá. De volta ao Jaburu, Temer será mordido pelo cachorro da família. Seus seguranças cairão na gargalhada. Ao acordar, o presidente pedirá um café. E iniciará a leitura dos jornais pela sessão de empregos. O advogado tefonará para avisar que o Supremo quebrou o sigilo do boletim escolar de Michelzinho. No final da manhã, o garçom trará o cafézinho do presidente. Gelado.De resto, o interesse de Temer pela qualidade do sistema prisional do país tende a aumentar na proporção direta da aproximação do final do seu mandato” . Os últimos dias de Temer, segundo o colunista e jornalista Josias de Souza, na reta final de seu  triste governo.

 

Manuela D'avila

 

“Eu nunca trabalhei na minha vida com plano B. Esse é o meu plano A, o meu plano e o plano do meu partido. Para nós, nem eu e nem meu partido estamos em primeiro lugar. Em primeiro lugar estão o Brasil e o povo brasileiro. O meu plano A é ser candidata a presidente da República”, destacou.Disse a pré-candidata à Presidência da República, Manuela d’Ávila, esteve nas cidades de Petrolina e Juazeiro neste domingo onde cumpriu agendas políticas. 

 

Socorro Lacerda

“A nossa história se confundo com as histórias de lutas e guerrilhas do povo brasileiro e podemos sair dessa crise. Esse projeto de nação tem que ser para todos. Queremos a inclusão da mulher no mercado de trabalho”.Há um caos. Um desgoverno no país. Mas isso tem jeito. As pessoas estão compreendendo que os políticos são iguais. Mas temos pessoas que se diferenciam. Se elas não votarem, vão ser eleitas as piores pessoas para representarem a gente. Estamos prontas”. Socorro Lacerda, pré-candidata a Deputada Estadual em Pernambuco, pelo PCdoB.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *