Abertura da VIII Semana do Bebê movimenta áreas da saúde, educação e social em Juazeiro-BA

Com o tema “Cuidados da primeira infância”, for aberta nesta segunda-feira (14), na EMEI Maria Hozana Nunes no Jardim Flórida, a VIII Semana do Bebê. O evento reuniu além de todo corpo técnico das secretarias de saúde, educação e social, pais e responsáveis das crianças. A programação segue até sexta-feira(18).

Diferente dos anos anteriores, este ano a VIII Semana do Bebê irá proporcionar a aproximação entre a família e a criança no seu primeiro desenvolver e na fase primordial do desenvolvimento da infância. Em um ambiente calmo e tranquilo os pequenos receberam de suas mães e das professoras massagens, banho de ofurô, participaram ainda de apresentação teatral com o tema ‘Plantas medicinais’ e receberam das mãos das secretárias Fabíola Ribeiro, Lucinete Alves e Cida Gama a chave da cidade, marcando assim a abertura oficial da Semana do Bebê em Juazeiro.

Para Miranery Amorim, coordenadora do evento, a preparação de todas as equipes envolvidas na atividade pode proporcionar um evento ainda mais grandioso e marcante. “Tivemos aqui hoje um momento único de muito amor e cuidado com as crianças. Estamos com um cronograma extenso de atividades em nossas escolas com rodinhas de conversa, teatrinho, saúde bucal, higiene, brincadeiras, aplicação de flúor, sessões de massagens, palestras para os pais. São muitas ações desenvolvidas durante a semana para as crianças e os pais”, pontuou.

As atividades durante a semana acontecerão também no Hospital Materno Infantil de Juazeiro (HMIJ), que neste primeiro dia contou com palestra para as gestantes e as puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto). Durante o encontro da Assistente Social, Maria Lúcia com o público interno foi abordada a importância dos cuidados da saúde do bebê e da mãe, reforçando as ações realizadas na unidade para melhor atender o público

Para a Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro, “O cuidado com o bebê começa ainda na gestação e as Unidades de Saúde acolhem a gestante. Na maternidade existe essa conversa e preparação das mamães para a chegada do filho e a continuidade desse trabalho vimos hoje na EMEI Maria Hosana Nunes, um cuidado diário com nossas crianças”, explicou.

Com a finalidade de proporcionar projetos socioeducativos as ações da semana do bebê também estarão acontecendo nos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS). No CRAS do bairro Tabuleiro foi trabalhado o tema “Cuidados da primeira infância e o planejamento familiar’. A Secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama falou do evento e do compromisso da gestão. “A Semana do Bebê é um ponto onde discutimos juntas, SEDES, SEDUC e SESAU para que possamos desenvolver cada dia mais o aperfeiçoamento. O apoio e o cuidado à primeira infância é um compromisso do Prefeito Paulo Bomfim”, concluiu.

Nesta terça-feira (15), a programação começa a partir das 08h no auditório da SEDUC com uma mesa redonda onde serão discutidos “Os aspectos socioemocionais e o uso das tecnologias na primeira infância”. Ainda no período da manhã acontecerá no HMIJ atividades educativas e palestras. À tarde na Câmara de Vereadores acontecerá um treinamento sobre puericultura, e nos CRAS e CREAS terão rodas de conversa, desenvolvimento de atividades e ações de fortalecimento de vinculo familiar, na rede municipal de ensino acontecerá atividades educativas teóricas e práticas.  (Ascom)





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *