UPAE/IMIP de Petrolina recebe nova turma do projeto “Jovem Aprendiz”

1

No final do mês de novembro, o IMIP participou do II Encontro de Empresas Parceiras do Programa Jovem Aprendiz, promovido pela Escola Dom Bosco, com o tema “Empresas que abrem portas transformam vidas”. Na ocasião, o Instituto foi agraciado com o Prêmio de Honra ao Mérito em reconhecimento ao desempenho, participação e contribuição ao Programa.

O IMIP é nacionalmente reconhecido por ser referência na área de assistência, ensino e pesquisa e em diversas outras especialidades no campo da saúde, além do seu compromisso com o viés social. As unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto, como é o caso da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), seguem o mesmo padrão. Nessa perspectiva, o reconhecimento conquistado com o prêmio citado é extensivo à Unidade, já que a UPAE de Petrolina também é parceria do Jovem Aprendiz.

Com apenas 3 anos de funcionamento, a Unidade já recebeu duas turmas do Programa e a segunda etapa teve início recentemente com a chegada de mais 5 jovens que passarão 2 anos aprendendo funções administrativas na UPAE. A iniciativa tem como objetivo introduzir os jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho, possibilitando um aprendizado mais profundo e um exercício da prática profissional mais consistente, sem que isso atrapalhe os estudos.

2

Jhenifer Angel Lopes foi uma das selecionadas para a nova turma. Sobre a experiência que está começando, ela ressalta o benefício de ter no currículo uma instituição ‘de peso’: “Quando soube que a seleção era para o IMIP fiquei muito feliz, pois a gente sabe a importância que essa Instituição tem no âmbito da saúde. Com pouco tempo nós já observamos a organização, seriedade e compromisso da Unidade com os seus usuários e funcionários. Na primeira semana recebemos orientações do setor de Segurança do Trabalho, do Núcleo de Educação Permanente e toda equipe é muito disponível para ensinar e tirar dúvidas”.

Para a coordenadora administrativa da UPAE, Ana Beatriz Mota Aguiar, a satisfação é toda do IMIP de poder participar da formação profissional destes jovens. “É muito bom poder atuar como ‘escola’. O IMIP trabalha com o tripé do ensino, pesquisa e assistência e nós procuramos seguir à risca essa orientação. O Programa Jovem Aprendiz tem nos trazido surpresas muito boas, tanto é que efetivamos 2 meninas da outra turma e estamos em processo de contratação de mais uma. Portanto, a avaliação é a melhor possível”, conclui.

A Jovem Aprendiz, Paula Caroline dos Santos, explica como fazer para participar do Programa. “O primeiro passo é cadastrar o currículo no CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) e se enquadrar no perfil exigido. Depois é esperar. Assim que surge uma vaga eles chamam para a entrevista e a gente recebe uma carta de encaminhamento. Antes de ingressar no trabalho, passamos 25 dias fazendo um treinamento no CIEE e durante a vigência do contrato nós trabalhamos 4 dias na empresa, de 8 às 12h, e um dia por semana fazemos um curso profissionalizante de assistente administrativo. Ao final, saímos com o certificado, a experiência no currículo e muita aprendizagem na bagagem”, destaca a estudante de matemática.

Maiores informações sopre o Programa pelo telefone (87) 3862-5165/3864-7401 – (CIEE Petrolina), e sobre o prêmio conquistado pelo IMIP no linkhttp://www1.imip.org.br/imip/noticias/imip-e-premiado-pelo-trabalho-desenvolvido-no-programa-jovem-aprendiz.html.

Publicado em Educação, Emprego, Pernambuco, Petrolina, Sociedade, Vale São Francisco por vinicius de santana. Marque Link Permanente.

Sobre vinicius de santana

Vinicius de Santana é radialista a 30 anos em Petrolina-PE. Trabalhou na Emissora Rural, no Jornal o Sertão e atualmente trabalha na Rádio Grande Rio AM, na Rádio Rio Pontal FM de Afrânio-PE e na Rádio Dormentes FM, comunitária da cidade de Dormentes-PE.É formado em Administração de Empresas(FACAPE) e é pós graduado em Gestão de Pessoas(FACAPE). Tem especialização em Marketing Politico com passagens em várias cidades do sertão como coordenador de campanhas politicas. É Jualina: nascido em Juazeiro-BA, mas mora em Petrolina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *